| Notícia

Conheça o trabalho da ABIC e entenda as certificações do café brasileiro

Ter, 07 de Agosto de 2018 às 21:00

Conheça mais sobre o trabalho da Associação Brasileira da Indústria de Café e como o café que você consome é certificado após rigorosos testes.

Referência na certificação e análise de cafés no país, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) trabalha diariamente para garantir que o café produzido e comercializado no Brasil atende a todos os requisitos de excelência exigidos pelo consumidor final.

Criado em 2004, o Programa de Qualidade do Café (PQC) revolucionou a forma como o tradicional grão torrado é produzido e comercializado em nosso país. Através de exigentes e rigorosos testes, a ABIC classifica cada café brasileiro com uma nota de Qualidade Global (QG), dividindo-os então em quatro categorias: Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet.

Para que um café seja considerado de qualidade, ele precisa atingir a nota mínima de QG de 4,5 nos testes realizados por provadores treinados em laboratórios credenciados por meio de análise sensorial. Na análise, são levado em conta fatores como tipo de café, aroma, corpo, sabor, moagem, torra e bebida. Assim, a ABIC concede a nota para cada produto, certificando-o de acordo com sua classificação. Os produtos testados e aprovados recebem um selo especial de certificação da ABIC, ajudando os consumidores a encontrarem os cafés que melhor se encaixam em suas preferências.

Por que o Programa de Qualidade da ABIC é vital para a indústria de café nacional?

Além de permitir com que os consumidores possam saber exatamente qual tipo de café estão adquirindo através das certificações encontradas nas embalagens ou informadas pelo aplicativo De Olho no Café, o Programa de Qualidade do Café aplicado pela ABIC garante a confiabilidade nos produtos vendidos em nosso país, além de segurança alimentar na cozinha de todos os brasileiros.

Através do aplicativo De Olho no Café, lançado em 2017, os apaixonados pela bebida podem avaliar as marcas de acordo com suas próprias impressões, deixando comentários e sugestões que posteriormente são enviados diretamente para as marcas, contribuindo para a transparência entre fabricantes e consumidores e permitindo que a indústria do café se desenvolva cada vez mais, prezando por um café de alto padrão, de acordo com as impressões dos consumidores.

Além disso, o aplicativo também permite que cada fã de café veja notas e opiniões emitidas por outros usuários, além da possibilidade de poder escanear o código de barras de determinado produto e encontrar todas as informações sobre ele contidas na plataforma. Desta forma, a ABIC e seus colaboradores buscam trabalhar diretamente com você, apaixonado por café, para que a bebida que é produzida e consumida no Brasil tenha o padrão mais elevado possível.

Entendendo as certificações da ABIC

Para compreendermos as quatro certificações em que os cafés nacionais são classificados pela ABIC, podemos utilizar uma comparação com os vinhos.

Desta forma, os cafés Tradicionais e Extraforte seriam como os vinhos de mesa, que tem qualidade aceitável com o preço acessível, para o consumo diário, com nota de QG que varia entre 4,5 e 5,9.

Já os cafés Superiores são como os vinhos superiores, localizados na escala intermediaria de qualidade, melhores que os Tradicionais e/ou Extra fortes e com valor agregado. Sua nota de QG fica entre 6,0 e 7,2.

Enquanto isso, os cafés Gourmet são considerados excelentes e de alta qualidade, com sabor e aroma mais suaves por causa da seleção dos grãos e de torra controlada. Utilizando nosso exemplo, este tipo de café é comparável aos vinhos mais finos, os grand cru, mais raros e exclusivos. Com preço mais elevado, estes cafés tem nota de QG entre 7,3 até 10.

Além das quatro certificações descritas acima, a ABIC também realiza testes de pureza e sustentabilidade nos cafés comercializados no país. Outra ótima notícia para os consumidores de café está no fato de que a ABIC também certifica os cafés em cápsula, que tem ganho cada vez mais fãs no país. A ABIC também certifica cafeterias especializadas, garantindo que o café que você consome na rua também está de acordo com os elevados padrões de confiabilidade da associação.